Saiba Tudo Sobre o Bonsai

Saiba Tudo Sobre o Bonsai

Saiba Tudo Sobre o Bonsai

O que você deseja saber sobre o Bonsai? Mergulhe nesta leitura e saiba tudo sobre o bonsai.

Existem fortes indícios de que ele deu início na China, e não no Japão como muitos acreditam, bonsai é um termo japonês que significa “plantado em uma bandeja”.

Com uma mistura de técnica de horticultura e estética, cultivar um bonsai é considerado uma arte por muitos. O objetivo geral, é criar uma representação realista em miniatura da natureza, na forma de uma pequena árvore.

Em contrapartida, foi no Japão em que a técnica sobre o bonsai foi difundida.

Assim se você é um expectador da natureza, e quer saber tudo sobre bonsai, este artigo é para você.

O bonsai é uma opção impressionante para quem deseja ter uma planta pequena em casa e que seja fácil de cuidar, assim como decorar e trazer mais vida para o ambiente.

Dominar o bonsai requer técnicas, mas não é tão difícil e incomum quanto parece ser.

Continue acompanhando, ao decorrer do texto vamos abordar pontos muito interessantes sobre o bonsai, tais como:

  • O que define um bonsai?

  • O cultivo do bonsai

  • Top 6 modelos de bonsai

Certamente, você estará apto a iniciar a sua cultivação, para que saiba tudo sobre bonsai. Vamos lá!

O que Define um Bonsai?

saiba tudo sobre o bonsai

Em primeiro lugar, não existe uma regra definida para classificar um bonsai, isto surgiu depois de existirem concursos e vendas da planta.

O bonsai é uma arte asiática, estudada e aperfeiçoada por muitos séculos, por isso parece ser tão difícil cultivar um.

Por consequência, é necessário que você escolha espécies de árvores adequadas para o ambiente onde você vive e assim, cuide delas da forma correta.

O Cultivo Sobre o Bonsai

tudo sobre o bonsai

O que há de mais técnico sobre o bonsai, é a poda. A poda é crucial para manter as árvores miniaturizadas, assim como, para dar forma a elas.

O objetivo principal é criar um Bonsai que esteja parecido com a natureza do ambiente, o mais próximo possível.

Em suma, é na primavera e no verão que são indicadas a realização da poda drástica, apesar de que isso irá depender do tipo de árvore que você tem.

É necessário para a poda, um bom alicate de corte côncavo para quando for podar galhos grossos. Além disso, este tipo de alicate facilita a cicatrização da planta.

Os galhos que em geral precisam ser removidos são:

  • Dois galhos ocorrerem na mesma altura da árvore, mantenha apenas um,

  • Galhos com voltas e retorcidos não naturais,

  • Galhos desproporcionalmente grossos do topo da árvore.

Ainda sobre o bonsai e seu cultivo, outro fator importante é modelar a armação. Uma técnica utilizada, é a amarração, feita com alumínio anodizado, colocado cuidadosamente ao entorno dos galhos.

A armação pode ser aplicada durante todo o ano, mas certifique-se de remover o arame antes de começar a podar os galhos que ficam mais grossos.

Top 6 Modelos de Bonsai

Agora que você já conhece um pouco sobre o bonsai, e está decidido a começar a cuidar de um na sua cada, precisa saber qual forma você quer da sua miniatura.

Embora não existam formas certas ou erradas de moldar um bonsai, existem alguns estilos mais populares.

Listamos abaixo quais são eles, e também quais são as características dos mesmos veja:

Estilo Direito & Formal (“Chokan”*)

É a forma mais básica de um bonsai, recomendada aos principiantes. É de fácil manutenção devido as proporções equilibradas, como características arredondadas e tronco reto.

Estilo Direito & Informal (“Moyogi”)

É muito semelhante ao estilo acima, apesar disso este estilo tem curvas a mais e ramos mais estendidos em uma mesma direção. O resultado deste estilo é dinâmico e movimentado.

Estilo Inclinado (“Fukinagashi”)

O nome deste estilo já diz tudo: é quando o bonsai está inclinado para algum lado, enquanto o ramo base, está na direção oposta.

Existem três ângulos possíveis para este modelo: uma inclinação ligeira, uma inclinação que varia entre os 30 e os 45 graus ou uma inclinação acentuada. O estilo lembra uma árvore que foi atingida por fortes ventos, mas conseguiu ficar erguida. O que tem um grande significado.

Estilo Cascata (“Kengai”) 

Neste estilo de bonsai, o ramo principal do bonsai, ou até mesmo o tronco, está localizado para crescer verticalmente, e depois disto, ser direcionado para baixo.

A apresentação final é um bonsai “descaído”. Que também representa uma árvore que já enfrentou fortes condições climáticas e resistiu a tudo.

Estilo Semi-Cascata (“Han-kengai”)

Este modelo sobre bonsai é uma derivação do anterior. Neste estilo, apenas um dos ramos (normalmente o mais baixo) também encontra-se abaixo do bordo do vaso. O tronco permanece na vertical, com uma leve inclinação.

Estilo Alongado (“Neagari”)

Sendo do estilo Formal ou informal, este bonsai tem o tronco reto com ramos alongados. O destaque deste modelo de bonsai vai para as raízes expostas. Esta característica dá um ar de solidez e resistência. Sobre o bonsai, ele aparentará que resistiu a muitas inundações e erosões que deixaram suas raízes nu, mas resistiu.

Por mais que se saiba tudo sobre o bonsai, esta linda árvore sempre irá nos fascinar com suas curvas e também por possuir uma beleza inigualável.

Além de decorar sua casa, certamente as plantas trazem mais alegria ao lar e um vício bom de se ter, além de ser uma ótima fonte de renda.

Todo o tipo de natureza é válido, pense nisso!

Clique aqui e tenha acesso GRÁTIS a dicas exclusivas, comece agora mesmo a cultivar seus bonsais e fature muito dinheiro.

Envie seu comentário